Integrante do Conselho Internacional das Treze Avós Nativas, uma aliança de preces, educação e cura pela Mãe Terra composta por 13 anciãs de muitos lugares do mundo, a avó Maria Alice Campos Freire nasceu no Brasil e vive na Amazônia. Recebeu o nome de sua avó paterna, a quem tinha uma ligação especial. Passou por muita violência e perseguição durante a ditadura militar. Foi iniciada na Umbanda, uma religião brasileira com base em ritos africanos, brasileiros, indígenas e tradições cristãs. Em um ritual, ela teve uma visão com um mensageiro chamado Mestre Irineu, guardião espiritual do Santo Daime, um chá sacramental usado apenas durante as cerimônias da religião do Santo Daime. Nesse momento percebeu que seu sofrimento passado a ajudou a se abrir para a sua espiritualidade. Na Amazônia, a avó Maria Alice conheceu o Padrinho Sebastião, que a chamou em espírito. Hoje, a avó Maria Alice é uma mestre das cerimônias de Umbanda da igreja do Santo Daime, no Céu do Mapiá. Ela também é curadora, e fundadora do Centro de Medicina da Floresta e trabalha ativamente na preservação da floresta.
Primeira Cacica Guarani do Brasil
Kerexu Yxapyry foi a primeira Cacica Guarani reconhecida no Brasil. Mulher guerreira, liderança da aldeia Itaty, no Morro dos Cavalos, em Palhoça/SC, Kerexu representa a longa trajetória de mais de 500 anos de resistência e tradição. Ela enfrenta constantes ataques violentos, ameaças e tentativa de homicídio, e por isso faz o enfrentamento e luta pelos direitos e terras indígenas. Em 2015, recebeu a Medalha Zumbi dos Palmares em reconhecimento pelo seu trabalho de combate à violência e preconceito indígenas.
Coordenadora do Centro Cultural Odomodê – Porto Alegre-RS
Iara Deodoro é coreógrafa e diretora de dança afro. Assistente social, pós-graduada em Educação Popular e coordenadora do Instituto Sociocultural Afro-Sul Odomodê, Iara tem em sua trajetória mais de 40 anos dedicados à dança. Importante expoente da cultura afro, traz em sua ancestralidade a conexão com os ritos africanos e suas mitologias, vivenciando e preservando a cultura afro e sua arte em sua atuação e trabalhos realizados no Sul do Brasil.