Guardiães do Amanhã

História do Projeto

 

Um dos maiores desafios que nossos tempos apresentam é disseminar uma Cultura de Paz onde homens e mulheres percebam-se como seres em evolução dentro de uma grande família planetária e cósmica. O futuro das próximas gerações depende, cada vez mais, do grau de consciência que (não) se manifesta hoje. Para que seja possível dissolver a ilusão da separatividade que fundamenta o modus vivendi principalmente ocidental e moderno e proporcionar a emergência de vínculos mais fraternos entre todos os seres, faz-se necessário reconhecer a interdependência e a inter-relação que permeiam todos os reinos e todos os processos vitais.

 

Esta nova consciência expressar-se-á numa visão de mundo onde a ecologia profunda será uma práxis cotidiana e, quando isto acontecer, a Profecia do Arco-Íris (Navajos) ter-se-á cumprido.

 

Neste momento tão crítico de nossa jornada onde a Vida se vê ameaçada constantemente, dentro e fora de nós, o Projeto Guardiães do Amanhã surgiu como uma resposta consciente a este apelo planetário que se faz ouvir.

 

É um projeto adulto que, desde 1993, vem sendo tecido por Mauro Pozatti e Lúcia D.Torres a partir da participação em trabalhos liderados por Craig Gibsone e May East (Findhorn/ Escócia), que abrangeram Seminários na Unipaz e na Unipaz-Sul, além de muitos trabalhos com Círculos de Homens e de Mulheres, envolvendo conselhos, ritos de passagem e de iniciação. Craig e May tiveram um extenso trabalho internacional e em sua comunidade escocesa, coordenando vários grupos de homens e de mulheres, e foram facilitadores da Unipaz durante décadas.

 

Mauro criou os grupos “Guerreiros do Coração” (nome retirado de uma entrevista de Craig à revista Thot/93) – cujo propósito é integrar homens na busca de sua masculinidade, utilizando o trabalho em grupo e culminando com um workshop ritualístico ao final de 08 encontros – e “Conselho de Homens” – formado por homens que queriam reunir-se para debaterem assuntos atuais que envolvessem a mudança de paradigma e a nova masculinidade.

 

Lúcia criou os grupos “Tenda da Terra ®”, uma iniciação à nova feminilidade onde os vários papéis femininos são repensados e redirecionados, culminando num final de semana ritualístico ao final de 09 encontros. Entretanto, o primeiro círculo que surgiu foi o “Círculo Feminino Tenda da Lua ®”, formado por mulheres que, durante quatro anos, se reuniram nas Luas Novas. O grupo cresceu e foi necessário mudar o formato dos encontros. O propósito e o compromisso destes círculos envolvem não só o aperfeiçoamento pessoal como também o serviço planetário, celebrando os ciclos femininos e os ciclos da natureza, tecendo um futuro harmonioso com pais, homens, irmãos e filhos.

 

Em virtude da relevância dos objetivos e do alcance destas atividades para o futuro da humanidade e do planeta, o Conselho de Mulheres Tendas e Clãs do Sul ® e o Conselho de Homens decidiram ampliar suas atividades e criaram o Projeto Guardiães do Amanhã, cujo objetivo maior é promover a integração das energias masculino e feminina dentro de homens e mulheres, em diferentes idades, buscando a harmonização de Ser consigo mesmo, com os outros, com o planeta e com o universo, permitindo um futuro possível para si mesmos e para os que virão.

 

ATIVIDADES

 

Atualmente, o Movimento Guardiães do Amanhã ® é composto por diferentes grupos :

 

Projeto Maternidade e Paternidade Conscientes

Uma jornada de homens e mulheres a partir de sua biografia pessoal

 

Círculos e clãs femininos (atuando na região sul, sudeste e centro-oeste do país):

 

* Tenda da Terra ® – grupos femininos, teórico-vivenciais, com duração de 09 meses;

* Tenda da Lua ® – uma jornada de aproximadamente cinco anos, onde as participantes revisitam toda a sua trajetória existencial feminina, trabalham em profundidade questões que envolvem a ancestralidade, padrões de luz e sombra; vocação e espiritualidade, entre outros;

* Projeto Maternidade Consciente – Clã das 09 Luas – dirigido às gestantes;

* Clã da Primavera Sagrada – Para jovens mulheres de 13 a 15 anos;

 

 

Grupos masculinos (atuando na região sul, sudeste e centro-oeste do país):

 

* Guerreiros do Coração – Grupos de homens, organizados em ciclos de desenvolvimento da consciência, na busca da inteireza do Ser. Atualmente são realizados quatro ciclos de desenvolvimento, num percurso de mais de sete anos de caminhada. A atuação destes grupos tem ocorrido nas regiões do RS, SC, PR, SP e DF.

* Jovens Guerreiros – programa destinado a jovens homens, de 7 a 14 anos, utilizando a metodologia dos Guerreiros do Coração, para que possam desenvolver saudavelmente sua masculinidade.

 

Acesse aqui:

Celebração dos 21 anos dos Guardiães do Amanhã

 

Leia a revista:

Guardiães do Amanhã ® – 15 anos Vivendo a Profecia do Arco-Íris

Websérie