21 anos dos Guardiães do Amanhã

Em um grande círculo, de mãos dadas, respirando juntos ao sentir a pulsação de cada coração, seguimos a tecer a nossa jornada, nos reconhecendo e unindo campos de pessoas vindas de tantas partes, de tantas histórias.

Não poderia ser diferente.

Guardiães do Amanhã: 21 anos, o encontro

Assim foi iniciado o encontro de celebração dos 21 anos dos Guardiães do Amanhã, no litoral do Rio Grande do Sul-RS, em maio de 2015.
A sabedoria nos lembra que 21 é um número de transformação, de troca de vibração, quando alcançamos a mudança energética de algum padrão ou hábito, o tempo necessário para a consolidação do novo.
Ao longo desses 21 anos, Tendeiras e Guerreiros do Coração nasceram, se desenvolveram, iniciaram novos projetos, que permanecem até hoje, enquanto outros ficaram pelo caminho. Dessas experimentações foram surgindo modelos de parceria e de como melhor servir, as pessoas se transformaram e integraram isso ao seu redor e do sonho inicial de uma mulher, Lúcia D. Torres e de um homem, Mauro Pozatti, pudemos experimentar tudo o que representou esse encontro: a maturidade de um Movimento que alcança os seus 21 anos.
Partilhas emocionadas de vida, casais, irmãos, pais e filhos, anciãos e jovens, sábias e meninas, e até a presença de um bebê, nos recordam de como floresceram as sementes dessa nova consciência, reafirma nosso compromisso com as gerações futuras e nos indica que o Movimento ainda tem muito por realizar.
Um final de semana intenso que misturou vivências e palestras sobre os temas que norteiam os passos em direção ao futuro dos Guardiães do Amanhã.

• Paternidade e Maternidade Consciente
• 1ª Metade da Vida/ 2ª Metade da Vida
• O que é ser homem?
• O que é ser mulher?

Foram os assuntos abordados em apresentações de integrantes do Movimento e em rodas de discussão.
Sob a benção matricial da Xamã Carminha Levy e entregues às metáforas de sabedoria do mestre Roberto Crema, que compartilharam seus saberes e seus corações durante o final de semana do evento, pudemos ter a certeza de estarmos no caminho.
Um evento, como bem lembrou Roberto Crema durante sua fala, iniciático, de morte e de começo, em que a promessa de um novo amanhã é reafirmada dentro do coração de cada um de nós, no mesmo instante em que deixamos para trás tudo aquilo que um dia já fomos.
Um novo momento, juntos, somos os Guardiães do Amanhã.

Nosso Sonho

Disseminar uma Cultura de Paz onde homens e mulheres percebam-se como seres em evolução.

 

Um dos maiores desafios que nossos tempos apresentam é disseminar uma Cultura de Paz onde homens e mulheres percebam-se como seres em evolução dentro de uma grande família planetária e cósmica. O futuro das próximas gerações depende, cada vez mais, do grau de consciência que (não) se manifesta hoje. Para que seja possível dissolver a ilusão da separatividade que fundamenta o modus vivendi principalmente ocidental e moderno e proporcionar a emergência de vínculos mais fraternos entre , todos os seres, faz-se necessário reconhecer a interdependência e a inter-relação que permeiam todos os reinos e todos os processos vitais.

Esta nova consciência expressar-se-á numa visão de mundo onde a ecologia profunda será uma práxis cotidiana e, quando is,,to acontecer, a Profecia do Arco-Íris (Navajos) ter-se-á cumprido.

Neste momento tão crítico de nossa jornada onde a Vida se vê ameaçada constantemente, dentro e fora de nós, o Movimento Guardiães do Amanhã surge como uma resposta consciente a este apelo planetário que se faz ouvir.

Partilhas

A vivência é a experiência compartilhada por mui tos que trilham o caminho do coração, que inspiram e abrem trilhas para quem está chegando.
Jamie Sans nos recorda das Tradições Nativas Americanas, onde havia um espaço de partilha e escuta, através do uso de um bastão-que-fala. Um instrumen to que nos ensina que o pon,,to de vista alheio é muito valioso, nos ensina a escutar e colocar em prática tudo aquilo que ouvimos.
Este é um espaço para isso. Aqui você vai encontrar depoimentos, falas que vem do coração, de integrantes do Movimen to Guardiães do Amanhã.

Que possamos sempre honrar o Sagrado Ponto de Vista de todas as criaturas.

GUARDIÃES DO AMANHÃ – O MOVIMENTO

Ana Paula Paim Ferreira
Tendeira – 16ª geração da Tenda da Lua
“Guardiães do Amanhã para mim é um movimento que pulsa. Ele é extremamente orgânico, ele é extremamente familiar. Eu sinto que ele está dentro de mim há muito tempo. Só fui conhecer o movimento quando eu já tinha 30 e poucos anos, mas ele é um retorno, uma volta para casa, ele é um caminho do coração, sem dúvida”.


Jorg Saar
Guerreiro do Coração – 4º Ciclo
“Não é o número de pessoas que aderem ao movimento que é importante, mas acho que é a influência que esses homens e mulheres estão exercitando ao redor deles, muitos de maneira totalmente inconsciente, de ajudar a mudar a perspectiva, a percepção e a consciência dos que estão juntos e eu acho que isto vai ser um efeito bola de neve. Aos poucos essa mensagem de amor, da inteireza, da união de dois opostos, que fazem o uno divino vai atingir o último canto desse mundo e, gradativamente, aos poucos, nós vamos entrar numa nova era de paz e de equilíbrio”.


Lúcia D. Torres
Mentora das Tendas e Clãs do Sul
“Guardiães do Amanhã são aquelas mulheres e aqueles homens que, resgatando a sua inteireza, olham um para o outro, se reconhecem nesse olhar e olham juntos para um sonho que desponta no horizonte. Se sabem coparticipantes e corresponsáveis na tecitura de um mundo mais fraterno, mais amoroso e mais cooperativo”.


Ricardo Betat
Guerreiro do Coração – 3º Ciclo
“É um movimento que vai entrelaçar pessoas que estão buscando estar completas, estar inteiras. Estando inteiras, se empoderam, reagem de uma forma mais harmônica, sofrendo menos, podendo agir de uma forma melhor, mais saudável, nesse mundo que a gente habita. Então Guardiães do Amanhã para mim é isso, é quando a gente trabalha o masculino, o feminino, interage e ali tem seres humanos buscando a inteireza e, com isso, servindo aos outros, a um propósito maior, individual e coletivo, trabalhando e crescendo juntos”.


Mayra Calvette
Tendeira – 19ª geração da Tenda da Lua
“Guardiães do amanhã para mim somos todos nós. Somos todos nós que estamos guardando e cultivando um novo amanhã, um cuidado com nosso planeta, um cuidado conosco mesmos, porque nós somos seres completos, complexos e únicos. Então eu acho que é um compromisso muito grande conosco mesmos, também com a nossa alma, pra que a gente possa se conhecer, se compreender, e se curar, para as próximas gerações também. E essa cura começa conosco mesmos, não adianta querer mudar o mundo lá fora, se a gente não muda esse mundo interno. Então um grande compromisso nosso, guardiães do amanhã, é conosco mesmos, para que com isso a gente possa trazer um mundo melhor, proporcionar um mundo melhor para as gerações futuras”.


Mauro Pozatti
Mentor dos Guerreiros do Coração
“Guardiães do Amanhã é algo que transcende aos Guerreiros do Coração, transcende as Tendeiras, vai muito além de nós, homens e mulheres, é algo que juntos podemos vir a construir para uma humanidade mais consciente. É algo que inclui outros e outras possibilidades, que vai construir espaços de formação para uma consciência mais transcendente, tanto em nível de pais e mães conscientes do seu papel como tal, de educadores, administradores, empresários, empreendedores e terapeutas conscientes. Conscientes das possibilidades do ser humano, e da absoluta necessidade que nós temos hoje de promovermos um ser humano que busca a sua plenitude, que vai além das possibilidades restritas que nós encaixotamos hoje o ser humano. É criar algo novo, porque juntos”.


Zuleika Jardim
Tendeira – 4ª geração da Tenda da Lua
“Para mim, os Guardiães do Amanhã são pessoas que despertaram para a responsabilidade de cuidar, de cuidar o presente, porque não existe um amanhã que não esteja sendo construído hoje. Aquilo que vai ser amanhã existe hoje, sob a forma de potencial, pela forma de semente. E os Guardiães do Amanhã são aqueles que reconhecem as sementes que eles querem ver reproduzidas e frutificadas num amanhã, em que nós não estaremos aqui para ver. E esse é o presente que vamos deixar para os nossos descendentes. Então os Guardiães do Amanhã são aqueles que tomam essa consciência, de que nós estamos cuidando do mundo que os nossos filhos vão viver”.


Marco Aurélio Caminha
Guerreiro do Coração – 5º Ciclo
“O Guardiães do Amanhã, como a própria palavra traz, seria alguma coisa que nos traria alguma responsabilidade, sobre algum determinado processo. E dentro do movimento dos Guerreiros e das Tendas, o Guardiães do Amanhã para mim é algo como que a busca de uma integração desse trabalho, onde num determinado grupo se trabalhou muito o desenvolvimento da masculinidade e no outro grupo o desenvolvimento da feminilidade ou do feminino. É como fazer para que essas coisas possam se integrar de alguma forma, ou possam estar juntas”.


Mônica Calvette
Tendeira – 17ª geração da Tenda da Lua
“São homens e mulheres comprometidos com eles mesmos, com seu processo de crescimento pessoal, com a sua inteireza, com a cura de suas feridas, que, dessa forma, se tornam mais prontos para contribuir com as próximas gerações. São pessoas que estão comprometidas mesmo com isso. Estão dispostas a rever todos os seus concei,,tos, a ,,tocar o coração, revolucionar sua vida, e, dessa forma, revolucionar, devagarinho, o seu meio, e todo contexto que ele possa interferir”.