O círculo feminino Tenda da Lua ® é composto, atualmente, por uma jornada de 05 anos. O 1o. ano é constituído por encontros mensais (e de imersão).
São abordados vários temas relacionados ao desenvolvimento do ser feminino através de metodologia criada por sua mentora, Lúcia D. Torres, utilizando uma abordagem transpessoal e uma visão holística. Ao longo dos encontros, revisitamos as “quatro estações da mulher (primavera, verão, outono e inverno)”, associando-as às diferentes faixas etárias, aos Mistérios de Sangue (menarca, gestação, menopausa), às fases da Lua, aos vínculos das mulheres com as energias telúricas, lunares, arquetípicas e sagradas, vivenciando rituais de iniciação e passagem próprios do nosso gênero. Ao mesmo tempo, vamos refletindo sobre crenças, padrões, ideologias que plasmaram a nossa visão a respeito de nós mesmas, nossa família, nossos relacionamentos afetivos, sexuais, profissionais.
E somos convidadas a fazer outras escolhas quando identificamos que estivemos nos orientando por conteúdos obsoletos e sem significado, quando reconhecemos que nos afastamos da alma, do coração.
Ao ingressar nesta comunidade urbana que vem caminhando junto há mais de duas décadas, que vem reconstruindo e ressignificando os papéis femininos e a própria identidade da mulher desde 1994, estabelece-se um vínculo curador e nutritivo com todas estas mulheres que continuam se encontrando ao longo de todo este tempo, onde a linhagem das gerações que vieram antes ampara e sustenta as que estão chegando agora, aprendendo com e orientando também as novas gerações que chegam a cada ano.
O ingresso nestes círculos é condicionado pela caminhada anterior nos Círculos Femininos da Tenda da Terra ®.
Atualmente, temos o Círculo da Tenda da Lua® em Porto Alegre (29a. geração). A 17a. geração esteve presente em Criciúma e Florianópolis (SC) além de Porto Alegre (RS), a 19a. geração em Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS), a 22a. geração em Campo Erê e Florianópolis (SC), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS), a 24a. geração em Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP). Em razão da pandemia (2020 – 2022), tivemos duas gerações não nascidas (a 27a. e a 28a.).
Estas jornadas são conduzidas por Lúcia D. Torres.